A insuficiência renal e a importância do check-up anual

O rim é um órgão muito importante para o corpo dos animais. É através dele que o sangue é filtrado e as impurezas são eliminadas pela urina, incluindo metabólitos que são muito tóxicos para o organismo, como a ureia.

Infelizmente, o rim é muito sensível e várias doenças que não estão diretamente associadas a ele, podem influenciar no seu funcionamento. Um exemplo comum são as infecções de útero, chamadas de piometra, que podem levar a casos de insuficiência renal aguda muito severa. Outras doenças, como as cardíacas, estão diretamente ligadas ao funcionamento renal pois interagem com o rim através de enzimas e proteínas, principalmente aquelas que regulam a pressão sanguínea.

Em cães idosos o rim pode começar a falhar, podendo desenvolver insuficiências renais. Isso quer dizer que o rim não está mais conseguindo filtrar adequadamente o sangue e, consequentemente, o corpo retém mais metabólitos tóxicos, que deveriam ser excretados.

Por isso, a avaliação anual de cães idosos é essencial. Muitos cães e gatos, principalmente, podem passar vários meses com os rins doentes, sem demonstrar nenhum sintoma, podendo já estar em estágio avançado para um correto tratamento. Sintomas como beber muita água, urinar muito, urina com cheiro muito forte e hálito com cheiro de acetona são indícios de doença renal. Isso sem contar os sintomas inespecíficos, como apatia e falta de apetite.

O tratamento é realizado com base na dieta e na fluidoterapia, com soro endovenoso. Em alguns casos grave, os animais podem desenvolver pressão alta, sendo necessário o uso de remédios para pressão. Todavia, sempre é melhor prevenir, por isso, ao sinal de qualquer apatia de seu amiguinho, leve-o quanto antes a um hospital veterinário. Além disso, o check-up anual também é essencial para que possamos detectar estas alterações o quanto antes!

Posts recomendados