CIRURGIAS

Muitas doenças em cães e gatos dependem de cirurgias para seu tratamento. Algumas são cirurgias eletivas, que são agendadas com antecedência, outras com caráter de urgência, para o tratamento de doenças com evolução rápida e implacável. As castrações são exemplos clássicos de cirurgias eletivas e são muito praticadas para evitar os transtornos relacionados ao cio das fêmeas, como método contraceptivo definitivo e para prevenção de doenças.

As cirurgias de emergência são aquelas onde a doença causa risco para a vida do animal. O maior exemplo de cirurgia emergencial na veterinária é a dilatação/torção gástrica, que ocorre em cães de grande porte e pode levar à morte se não houver tratamento clínico e cirúrgico.

A Clinivet está preparada para todos os tipos de cirurgias, sejam elas eletivas ou emergenciais. Nossa equipe de cirurgiões conta com mais de 25 anos de experiência, e somos experts em cirurgias de baixa e alta complexidade.

Crioterapia

A crioterapia é muito utilizada para remoção de nódulos de pele, e é provocada através da morte celular das áreas doentes com aplicação de nitrogênio líquido, gerando o congelamento rápido da lesão. São realizadas, em média, três seções para o completo tratamento.

Vantagens da crioterapia:

  1. Ideal para tumores pequenos;
  2. Menos invasiva que a cirurgia convencional;
  3. Maior conforto ao paciente no pós-operatório;
  4. Menor tempo de recuperação;
  5. Ideal em locais onde a cirurgia convencional é de difícil acesso;
  6. Maior facilidade ao realizar o procedimento apenas com anestesia local.
Cirurgia torácica

cirurgia torárica é hoje prática comum nos hospitais veterinários que dispõem de equipamentos de ventilação mecânica, permitindo a manutenção da respiração dos pacientes durante a realização dos procedimentos. Ela possibilita:

  • Lobectomias pulmonares (retirada de lobos dos pulmões);
  • Retirada de massas dos pulmões, pericárdio e cavidade torácica;
  • Ressecção parcial do pericárdio;
  • Cirurgias para correção de doenças vasculares congênitas como a persistência do ducto arterioso;
  • Drenagens cirúrgicas de tórax;
  • Cirurgias de traqueia.
Cirurgia ortopédica

As cirurgias ortopédicas apresentaram grande evolução em sua técnica e controle de infecção trans-operatória. A utilização de novos materiais e técnicas avançadas permitiram que os animais vítimas de fraturas retornassem às suas atividades mais rapidamente.

Elas são utilizadas em fraturas, cirurgias articulares ou reparadoras, como por exemplo:

  • Ruptura de ligamento cruzado cranial;
  • Luxação de patela;
  • Menisco;
  • Displasia coxofemoral;
  • Necrose asséptica da cabeça do fêmur;
  • Osteocondrite dissecante.
Neurocirurgia

Os animais de companhia podem ser portadores de doenças congênitas ou adquiridas que, muitas vezes, provocam muita dor e limitação física, que pode evoluir para paralisia total ou parcial dos membros.

Estas doenças provocam um desconforto muito grande para o paciente pois, além da dor, os cães e gatos não compreendem sua limitação e tentam caminhar, agravando ainda mais seu quadro clínico e até mesmo provocando outros tipos de traumatismos.

Para isso, dependendo da doença que eles tiverem, existem algumas cirurgias que tentam reverter estas doenças. Dentre as neurocirurgias realizadas na Clinivet, estão:

  • Cirurgias de coluna vertebral;
  • Cirurgias de hérnia de disco;
  • Estabilização de vértebras;
  • Craniotomia.
Cirurgia oncológica

Em muitos casos, a quimioterapia não é o suficiente para o tratamento de determinadas neoplasias. Para isso, é necessária a realização de cirurgias, para que possam ser retiradas, de forma a minimizar a progressão da doença.

Sendo assim, nossos cirurgiões são experts em cirurgias oncológicas, visando sempre o melhor tratamento e a melhor recuperação de nossos pacientes.

Muitos órgãos podem ser acometidos por doenças, cada um com suas características e particularidades. Por isso, a cirurgia veterinária é uma área com múltiplas especialidades, dentro do qual o cirurgião veterinário se dedica especificamente para atingir melhores resultados. As especialidades cirúrgicas no Hospital Veterinário Clinivet incluem cirurgias de tecidos moles, ortopédicas, oncológicas, oftálmicas, dento-buco-maxilares, neurocirurgias, criocirurgias e endoscopias.

especialidades cao
estrutura

Contamos com três salas equipadas para cirurgias gerais e especiais, projetadas de acordo com as normas de segurança. O centro cirúrgico conta com duas salas para procedimentos cirúrgicos não contaminados, sala para procedimentos contaminados, central de limpeza e esterilização de materiais, vestiário, antessala de preparação pré e pós-operatória e recuperação anestésica.

A esterilidade é um dos principais requisitos no sucesso cirúrgico, uma vez que os tecidos fragilizados pela cirurgia se tornam suscetíveis a infecções oportunistas. Todos os materiais utilizados em cirurgias são criteriosamente higienizados e esterilizados por pressão úmida (autoclave 180 litros na própria central de esterilização do hospital) ou esterilização por gás de óxido de etileno.

Os materiais utilizados nas cirurgias são criteriosamente escolhidos para garantir segurança e melhores resultados e incluem instrumentais cirúrgicos delicados, fios cirúrgicos de alta tecnologia, implantes ortopédicos certificados e com rastreabilidade, anestésicos de última geração e materiais específicos para cirurgia de cães e gatos.

As mais avançadas técnicas cirúrgicas são constantemente atualizadas e empregadas nos animais operados na Clinivet. A atualização dos cirurgiões veterinários e anestesiologistas, através de congressos e especializações nacionais e internacionais, possibilitam a aplicação de técnicas recentes e aplicadas a cada especialidade da cirurgia veterinária.

técnica cirúrgica
equipe clinivet